2 Pedro 2:6. E, reduzindo a cinzas as cidades de __________ e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente.
Resposta: ____________________
Nota: Deus destruiu aquelas duas cidades com fogo eterno — o mesmo tipo defogo que destruirá os ímpios no inferno.
2 Pedro 2:9. É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo. Mateus 13:40-42. Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na __________do século. 41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade 42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Nota: Nos textos acima, a Bíblia declara claramente que os ímpios serão lançados nofogo no dia do juízo no fim do mundo — não quando morrerem. É óbvio queisso significa que ninguém está no céu atualmente. O correto é mesmo queninguém seja punido até que seu caso tenha sido decidido no juízo. As pessoasserão recompensadas ou punidas na segunda vinda, e não antes (Apocalipse22:12).
João 5:28, 29. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos __________s ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Jó 21:30, 32. Que o mau é poupado no dia da calamidade, é socorrido no dia do furor? Finalmente, é levado à sepultura, e sobre o seu __________ se faz vigilância.
Nota: A Bíblia nos garante que o ímpio que morreu “é preservado para o dia dadestruição” (Jó 21:30, ACF) no túmulo até a ressurreição no fim do mundo.Ele ouvirá a voz de Jesus chamando-o e sairá do túmulo, não do fogo doinferno.
Romanos 6:23. Porque o salário do pecado é a __________, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Nota: A punição pelo pecado não é a vida eterna no fogo do inferno, masexatamente o contrário — morte. Todos morrem a primeira morte (Hebreus9:27), mas a Bíblia diz que a morte que os ímpios morrerão no inferno é asegunda morte (Apocalipse 21:8). Da primeira morte, todos são ressuscitadospara punição ou recompensa, mas não há ressurreição da segunda morte. Elaé a derradeira. Além disso, se a punição pelo pecado fosse o tormento eternono fogo do inferno, então Jesus não teria pagado a pena.
João 3:16. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não __________, mas tenha a vida eterna.
Nota: Os conceitos de limbo e purgatório não se encontram nas Escrituras. ABíblia ensina que há somente duas escolhas — vida eterna ou morte eterna(Deuteronômio 30:15).
Salmos 37:10, 20. Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.... Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do SENHOR serão como o viço das pastagens; serão aniquilados e se desfarão em fumaça. Malaquias 4:1, 3. Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os__________, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. . . Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.
Nota: Os ímpios no inferno se desfarão em fumaça. Só restarão as cinzas.
Apocalipse 20:9. Marcharam, então, pela superfície da __________ e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. 2 Pedro 3:10. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a __________ e as obras que nela existem serão atingidas.
Nota: O fogo do inferno será aqui na terra, porque será a terra que estará emchamas.
Apocalipse 20:10. O diabo, o sedutor deles, __________ lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
Nota: Não! Longe de estar a cargo do fogo do inferno, o diabo será lançado paralá. Por fim, esse fogo o reduzirá “a cinzas sobre a terra”, e Deus diz acercade Satanás: “Jamais subsistirás” (Ezequiel 28:18, 19).
Isaías 47:14. Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma __________ restará para se aquentarem, nem fogo, para que diante dele se assentem.
Nota: Após o pecado, pecadores e tudo o mais na terra ser destruído, o fogo seapagará. Não queimará pela eternidade. Um fogo eterno de tormentoimpossibilitaria a eliminação completa do pecado. O plano de Deus é isolaro pecado e destruí-lo, não perpetuá-lo. Apocalipse 21:5 diz: “Eis que façonovas todas as coisas”.
Mateus 10:28. Não temais os que matam o __________ e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o __________.
Nota: Muitos creem que a alma nunca morre, mas Deus disse duas vezes: “A almaque pecar, essa morrerá”. Portanto, de acordo com as Escrituras, os ímpiosserão destruídos no fogo do inferno — tanto a alma quanto o corpo.
Mateus 25:41. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o __________ e seus anjos.
Nota: O propósito do fogo do inferno é destruir Satanás, seus anjos maus, e opecado. Se eu me recusar a me afastar da praga do pecado, terei que serdestruído com ele, pois se o pecado não for destruído, o universo serianovamente contaminado por ele.
Isaías 28:21. Porque o SENHOR se levantará, como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para realizar a sua obra, a sua obra __________, e para executar o seu ato, o seu ato inaudito.
Nota: Deus não consegue suportar a ideia de destruir aqueles a quem Ele ama. “OSenhor ... é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9). Ele os estáconstantemente advertindo: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos mauscaminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?” Destruir aspessoas é algo tão diferente dos métodos de Deus que o fogo do inferno échamado de o Seu “estranho ato” (Isaías 28:21, ACF). Deus não medeesforços em seu desejo de salvar as pessoas. Antes de serem destruídos,cada ímpio admitirá que Deus foi justo (Romanos 14:11).
Mateus 3:12. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas __________ a palha em fogo inextinguível.
Nota: Não! O fogo inextinguível não pode ser apagado enquanto ainda houveralgo a ser queimado. Após isso, ele se apaga. Por exemplo, Jeremias 17:27alerta o povo de Deus a ser fiel, caso contrário, Ele acenderá um fogo emJerusalém que “não se apagará”. E as Escrituras declaram que essa profeciajá foi cumprida. “Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros deJerusalém; todos os seus palácios queimaram, ... para que se cumprisse apalavra do Senhor, por boca de Jeremias” (2 Crônicas 36:19, 21). Eraimpossível apagar esse fogo até que ele tivesse consumido tudo; depoisdisso, apagou-se. Hoje em dia, ele não está queimando, embora a Bíblia ochame de fogo “inextinguível".
Judas 7. Como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo __________, sofrendo punição.
Nota: Devemos deixar que a Bíblia se explique. Podemos ver neste versículo queSodoma e Gomorra foram destruídas com fogo eterno como exemplo doinferno, mas essas cidades não continuam queimando. Foram reduzidas acinzas (2 Pedro 2:6), que é exatamente o que faz o fogo eterno. Ele éeterno em suas consequências. (Ver suplemento intitulado “O Rico eLázaro”).
Jonas 2:6. Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para __________; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
Nota: Não. Jonas esteve no ventre de um grande peixe por três dias e três noites(Jonas 1:17), ainda assim, ele disse “para sempre”. Tenho certeza que elesentiu que ficou lá uma eternidade! A palavra em grego que foi traduzida como“para todo o sempre” em Apocalipse 20:10 (ACF) é “aion”, equivalente emportuguês a “éon”. Geralmente, significa um período de tempo nãoespecificado, limitado ou ilimitado. O termo “para sempre”, ou seusequivalentes, é usado 56 vezes na Bíblia referindo-se a algo que já terminou.Em dado momento, “para sempre” descreve a vida de um escravo fiel (Êxodo21:6), e em outro momento “eternamente” significa 10 gerações(Deuteronômio 23:3). Com relação a homens, “para sempre” geralmentesignifica “por todos os dias que viver” (1 Samuel 1:22, 28).
2 Pedro 3:13. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. Apocalipse 21:4. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem __________, porque as primeiras coisas passaram.
Nota: Sobre as cinzas deste mundo purificado, Deus criará novos céus e nova terra.Ele promete alegria, paz e felicidade indescritíveis a todas as criaturas viventespor toda a eternidade.
Naum 1:9. Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se __________por duas vezes a angústia.
Nota: Não! A promessa é específica. O pecado não se levantará outra vez.Isaías 65:17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverálembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.
Jó 4:17. Seria, porventura, o mortal __________ diante de Deus? Seria, acaso, o homem puro diante do seu Criador?
Nota: Se seu filho se tornasse um assassino insensato, você sentiria que ele deveriaser punido? Creio que sim. Mas será que gostaria que ele queimasse vivo emuma fogueira, em terrível agonia, por, até mesmo, um dia? Claro que não.Você não suportaria isso. Tampouco o Senhor amoroso suportaria ver Seusfilhos tão torturados. Isso seria pior que a pior de todas as atrocidades deguerra. É Deus assim? De maneira nenhuma! Um fogo de tormento eternoseria algo intolerável para Deus e diametralmente oposto ao Seu caráter deamor e justiça.
Suplemento
Esta seção traz informações adicionais para um estudo mais aprofundado.O rico e LázaroMuitos têm usado a parábola do rico e Lázaro para tentar provar que aspessoas vão direto para o céu ou para o inferno ao morrerem. Isso nunca foia intenção de Jesus ao empregar essa estória. A palavra que Jesus usou para“inferno” foi “Hades”, um lugar de tormento na mitologia grega. Todos osjudeus que ouviram esse discurso entenderam que Jesus estava usando ummito bem conhecido para ilustrar um ponto. Se analisarmos cuidadosamenteLucas 16:19-31, logo perceberemos que essa parábola está repleta desímbolos que Jesus nunca teve a intenção de que os aceitássemosliteralmente.• Por exemplo, todos os salvos vão para o seio de Abraão? Não.• As pessoas no céu e no inferno falarão umas com as outras? Não.• Uma gota d’água refrescaria a língua de uma pessoa queimando noinferno? Não.• É Abraão quem decide quem está salvo e quem está perdido? Não.De igual modo, essa parábola não pode ser usada para ensinar que aspessoas que morrem antes do último dia do juízo no fim do mundo vãodireto para o céu ou para o inferno ao morrerem. João 12:48 declara: “Quemme rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própriapalavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”.Então o que essa parábola quer dizer? O rico era um símbolo danação judaica, banqueteando-se com as Escrituras, enquanto o mendigo, àporta — os gentios — estava faminto pela Palavra. Jesus concluiu a parábolacom a observação de que “se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampoucose deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lucas16:31). De fato, Jesus mesmo ressuscitou um homem, chamado Lázaro, dosmortos, e muitos dos líderes judeus ainda não creram nEle (João 12:9-11).