Êxodo 25:8. E me farão um __________, para que eu possa habitar no meio deles.
Resposta: ____________________
Salmos 77:13. O teu __________, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Salmos 68:24. Viu-se, ó Deus, o teu cortejo, o cortejo do meu Deus, do meu Rei, no santuário.
Nota: A Bíblia é clara quando diz: “O teu caminho, ó Deus, está no santuário” (Sl77:13, ACF) e “Eles têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus,meu Rei, no santuário (Sl 68:24, ACF). O caminho, ou plano, de salvação deDeus estava revelado no santuário terrestre. Tudo no santuário, ou conectadoaos seus rituais, era um símbolo do que Jesus iria fazer para nos salvar. Éimpossível entender completamente o plano da salvação até entendermos osantuário e seus rituais. Tratava-se de uma enorme lição tridimensional naprática que explicava o processo de salvação.
Êxodo 25:40. Vê, pois, que tudo faças segundo o __________ que te foi mostrado no monte.
Nota: A planta do santuário, com todas as especificações para sua construção, foidada por Deus a Moisés no monte Sinai (Hebreus 8:5). Era para ser umacópia em miniatura do santuário original de Deus que está no céu.O primeiro santuário, ou tabernáculo, era uma elegante estrutura em formade tenda (aprox. 15 x 5 metros, com base em um côvado de 50 cm). Lá,habitava a presença sobrenatural de Deus e eram realizados os rituaisespeciais. As paredes eram feitas de tábuas de madeira de acácia colocadasverticalmente em bases de prata e cobertas de ouro (Êxodo 26:15-19, 29). Oteto era feito de quatro camadas — linho, pelo de cabra, pele de carneirotingida de vermelho e pele de texugo (versículos 1, 7, 14). Tinha doiscompartimentos: o lugar santo (10 x 5 metros), e o lugar santíssimo (5 x 5metros). Consulte o diagrama acima ao revisar esta lição.
A. Êxodo 29:18. Assim, queimarás todo o carneiro sobre o altar; é holocausto para o SENHOR, de aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR. B. Êxodo 30:18. Farás também uma __________de bronze com o seu suporte de bronze, para lavar. Pô-la-ás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.
Nota: O altar do sacrifício (Êxodo 27:1-8) era onde se sacrificavam os animais.Localizava-se no pátio, ou átrio, do lado de fora da tenda do santuário. Essealtar representava a cruz de Cristo. O sacrifício dos animais representavaJesus, o sacrifício supremo (João 1:29). A bacia (Êxodo 30:17-21; 38:8) eraum grande recipiente de bronze localizado entre a entrada para a tenda dosantuário e o altar do sacrifício. Lá, os sacerdotes lavavam as mãos e os pésantes de entrar na tenda do santuário ou oferecer sacrifício. A águarepresentava o batismo, a purificação do pecado e o novo nascimento.
A. Números 4:7. Também sobre a mesa da proposição estenderão um pano azul; e, sobre ela, porão os pratos, os recipientes do incenso, as taças e as galhetas; também o pão contínuo estará sobre ela. B. Números 8:2. Fala a Arão e dize-lhe: Quando colocares as lâmpadas, seja de tal maneira que venham as sete a alumiar defronte do candelabro. C. Êxodo 30:1. Farás também um __________ para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás.
Nota: A mesa com os pães da proposição (Êxodo 25:23-30) representava Jesus, o“pão vivo que desceu do céu” (João 6:51). O candelabro de sete lâmpadas(Êxodo 25:31-40) representava Jesus, “a luz do mundo” (João 9:5; 1:9). Aslâmpadas de azeite simbolizavam o Espírito Santo (Zacarias 4:1-6;Apocalipse 4:5). O altar de incenso (Êxodo 30:1-8) representava as oraçõesdo povo de Deus (Hebreus 5:7).
Êxodo 26:34. Porás a coberta do propiciatório sobre a __________ do Testemunho no Santo dos Santos.
Nota: O único objeto que ficava no lugar santíssimo (Êxodo 25:10-22) era a arcado Testemunho, uma arca de madeira de acácia revestida de ouro. Acimada arca havia dois anjos feitos de puro ouro. A tampa da arca era chamadade propiciatório (Êxodo 25:17-22), onde habitava a presença de Deus. Esselocal simbolizava o trono de Deus no céu, que também está localizado“entre os querubins” (Salmos 80:1, ACF; Isaías 6:1, 2).
Êxodo 25:21. Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o __________, que eu te darei. Deuteronômio 10:4, 5. Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou. (Deut. 10:4-5 ARA)
Nota: Deus escreveu Sua aliança com o próprio dedo em duas tábuas de pedra, eelas foram colocadas dentro da arca. O propiciatório estava acima delas,significando que enquanto o povo de Deus confessasse e abandonasse seuspecados (Provérbios 28:13), a misericórdia seria estendida a eles através dosangue que era aspergido pelo sacerdote, no propiciatório (Levítico 16:15,16). Esse sangue representava o sangue derramado por Jesus para trazerperdão e purificação a todas as pessoas (Mateus 26:28; Hebreus 9:22; 1João 1:9).
Hebreus 9:22. Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com __________; e, sem derramamento de __________, não há remissão. Mateus 26:28. Porque isto é o meu __________, o __________ da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
Nota: O sacrifício de animais era necessário para ajudar as pessoas a entenderemque, sem o sangue de Jesus derramado na cruz, não pode haver remissãodos pecados. A chocante verdade é que o salário do pecado é a morte.Pelo fato de todos haverem pecado, todos devem morrer — e teríamosmorrido se Jesus não tivesse dado Sua vida perfeita e morrido em nossolugar para pagar por nossos pecados. O pecador trazia seu próprio animal eo matava com sua própria mão (Levítico 1:4, 5). Era sangrento e chocante,impressionando as pessoas para a solene verdade que o pecado causou amorte de Jesus. Assim, em busca de salvação, eles ansiavam a cruz,enquanto nós nos remetemos a ela. Não há outra fonte de salvação.
Levítico 1:4, 5. E porá a __________ sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Depois, imolará o novilho perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e o aspergirão ao redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Nota: Quando o pecador colocava suas mãos sobre a cabeça do animal econfessava seus pecados, os pecados eram simbolicamente transferidos dopecador para o animal. Assim, o animal se tornava culpado e tinha que pagarcom a morte. Isso representava Jesus levando os nossos pecados sobre Si.
Levítico 4:17. Molhará o dedo no sangue e o __________ sete vezes perante o SENHOR, diante do véu.
Nota: O sacerdote aspergia um pouco de sangue diante do véu dentro dosantuário transferindo, assim, simbolicamente, o pecado das pessoas para osantuário. Quando Jesus ascendeu ao céu após Sua morte, ofereceu Seusangue (assim como fazia o sacerdote do passado) para mostrar que nossospecados são perdoados quando confessados em nome de Jesus (1 João 1:9).
1 Coríntios 5:7. Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso __________ pascal, foi imolado. Hebreus 4:14. Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
Nota: Jesus se apresenta como sacrifício por nossos pecados e como nosso SumoSacerdote celeste cumprindo, assim, duas coisas miraculosas em nossofavor. A primeira é uma mudança completa de vida, chamada novonascimento, na qual todos os pecados do passado são perdoados (João 3:3-6; Romanos 3:25). A segunda é o poder para viver corretamente nopresente e no futuro (Tito 2:14; Filipenses 2:13). Essas duas coisas tornamuma pessoa justa, o que significa que passa a existir uma relação justa entreessa pessoa e Deus. Não há outra forma de alguém se tornar justo pelasobras (seus próprios esforços), porque a justiça provém da graça que apenasJesus pode proporcionar (Atos 4:12). Isso é justiça pela fé, que é a únicaforma verdadeira de justiça.
A. Cobrirá nossos pecados passados e nos considerará inocentes (Isaías 44:22; 1 João 1:9). B. Jesus promete nos restaurar à imagem de Deus (Romanos 8:29). C. Jesus nos dá o desejo e poder para fazer a vontade de Deus (Filipenses 2:13). D. Jesus nos ajudará a fazer apenas as coisas que agradam a Deus (Hebreus 13:20; 1 João 3:22). E. Ele remove nossa sentença de morte dando-nos crédito por Sua vida sem pecado e Sua morte expiatória (2 Coríntios 5:21). F. Jesus assume a responsabilidade de nos ajudar a que nos mantenhamos fiéis até que Ele volte (Filipenses 1:6; Judas 24).
Nota: Jesus está pronto para cumprir todas essas gloriosas promessas em sua vida.Está você pronto? Ajoelhe-se agora e peça a Ele para orientar sua vida. Ele nãofalhará em ajudá-Lo.
Mateus 7:21. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a __________ de meu Pai, que está nos céus.
Nota: Sim, nosso papel é entregar nosso coração e nossa vontade a Jesus e permitirque Ele reine. Devemos confiar a Ele o controle total de nossa vida. Muitoscreem que Jesus levará ao céu todos os que simplesmente professam Seunome, independente de como se conduzem. Porém, essa crença fatal não éverdadeira (Mateus 7:14).
Levítico 16:30. Porque, naquele dia, se fará expiação por vós, para __________; e sereis purificados de todos os vossos pecados, perante o SENHOR.
Nota: O dia da expiação era um dia de juízo solene que acontecia em Israel uma vezpor ano (Levítico 23:27). Todo pecado tinha que ser confessado eabandonado. Aqueles que se recusassem eram, no mesmo dia, expulsos parasempre do acampamento de Israel (versículo 29). Nesse dia, dois bodes eramselecionados. Um seria o bode do Senhor e, o outro, o bode emissário, querepresentava Satanás (Levítico 16:7, 8). O bode do Senhor era sacrificado eoferecido pelos pecados do povo (versículo 9). Seu sangue era levado ao lugarsantíssimo e aspergido no propiciatório e diante dele (versículo 15). Nesse dia,somente o sumo sacerdote podia entrar no lugar santíssimo. O sangueaspergido (representando o sacrifício de Jesus) era aceito por Deus, e ospecados confessados do povo eram transferidos do santuário para o sumosacerdote. Em seguida, ele transferia esses pecados confessados para o bodeemissário, que era conduzido até o deserto e abandonado (versículos 16, 20,22). Deste modo, o santuário era simbolicamente purificado dos pecados dopovo, os quais haviam sido transferidos ali pelo sangue aspergido durante todoo ano interior.
Hebreus 9:23. Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles __________.
Nota: Sim! Os rituais desse dia apontavam para o cancelamento, ou apagamento, dospecados por Jesus, nosso Sumo Sacerdote, no santuário celestial. Ele está lá paramediar por Seu povo e está pronto para apagar os pecados de todo aquele queexerça fé no sangue derramado por Ele. O antigo dia da expiação, como o YomKippur atual de Israel, era uma sombra da expiação a ser realizada pelo planetaTerra. A expiação final conduz ao juízo final, que liquidará para sempre a questão dopecado na vida de cada pessoa.