Media Library »

Storacles

separator

O Descanso da Terra

O Descanso da Terra
Introduction
O Descanso da Terra
2 Crônicas 36:11-21 A História... Nosso mundo foi criado com um equilíbrio perfeito na natureza. O homem, animais e plantas viviam em total harmonia. Mas com a entrada do pecado, tudo mudou. O homem começou a comer carne de animais, e animais começaram a devorar uns aos outros. Espinhos e cardos se espalharam por toda parte. A maldição do pecado afetou inclusive o solo. Deus disse a Caim: “Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força” (Gênesis 4:12). Por esta razão, Deus ordenou que o povo de Israel deixasse a terra descansar a cada sete anos (Êxodo 23:10, 11). Com isso, o solo teria uma chance de recuperar sua vitalidade e proporcionaria uma colheita não programada para que os pobres desfrutassem dela. No entanto, boa parte do povo de Deus ignorava essa lei ou simplesmente se recusava a obedecê-la. Logo veio um dia de terrível juízo. Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio até Judá e executou todos os que se rebelaram contra ele. Outros foram levados cativos para a esplendorosa cidade de Babilônia. Enquanto isso, a terra de Israel caminhava lentamente à ruína, até que “até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou” (2 Crônicas 36:21). Ao final dos setenta anos, os sobreviventes retornaram a Canaã para voltar a plantar e reconstruir Jerusalém. Durante 6 mil anos, Jesus tem plantado a semente do evangelho. A Bíblia nos diz que “para o Senhor, um dia é como mil anos” (2 Pedro 3:8). Em breve, o rei Jesus virá ao mundo para fazer a colheita. Alguns serão fulminados pelo poder de Sua vinda e o restante será levado para Seu reino eterno. Então, este mundo cansado desfrutará de um descanso sabático de mil anos. O Estudo Preencha as lacunas após ler cada texto bíblico.


1. Que eventos marcam o início dos 1.000 anos?

1. Que eventos marcam o início dos 1.000 anos?

1 Tessalonicenses 4:16. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Apocalipse 20:4, 5. Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a __________ ressurreição.


Resposta:  ____________________

Nota:   Os mil anos descritos em Apocalipse 20 geralmente são chamados de milênio.
A palavra “milênio” é simplesmente uma composição de duas palavras de
origem latina: “milli,” que significa “mil” e “annum,” que significa “anos.” A
segunda vinda de Jesus e a ressurreição dos justos marcam o início dos mil
anos. O grupo de justos de todas as épocas (descrito como "bem-aventurado
e santo" no versículo 6) terá parte na primeira ressurreição.

2. O que mais acontecerá na primeira ressurreição?

2. O que mais acontecerá na primeira ressurreição?

1 Coríntios 15:51, 52. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Filipenses 3:21. O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas. 2 Tessalonicenses 2:8. Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Apocalipse 16:18, 20, 21. E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovões, e ocorreu grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra; tal foi o terremoto, forte e grande. . . . Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados; também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande. [aprox. 34 kg]. Apocalipse 20:1, 2. Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o __________ por mil anos.


Resposta:  ____________________

Nota:   Para um resumo dos eventos que acontecerão do início dos mil anos, confira
o diagrama sobre os mil anos na página 6.

3. Quem terá parte na segunda ressurreição e quando acontecerá?

3. Quem terá parte na segunda ressurreição e quando acontecerá?

João 5:28, 29. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Apocalipse 20:5. Os restantes dos mortos não reviveram até que se __________os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.


Resposta:  ____________________

Nota:   Ao findar os mil anos, os ímpios terão parte na segunda ressurreição geral.

4. Como estará a Terra durante os 1.000 anos?

4. Como estará a Terra durante os 1.000 anos?

Isaías 24:1. Eis que o SENHOR vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores. Jeremias 4:23-26. Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira. Jeremias 25:33. Os que o SENHOR entregar à morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem __________; serão como esterco sobre a face da terra.


Resposta:  ____________________

Nota:   A Terra será completamente devastada por terremotos e chuvas de granizo
que ocorrerão na segunda vinda de Jesus. Será deixada em total escuridão.
Os mortos ficarão espalhados por toda a sua superfície sem ninguém para
lamentar sua morte, pois ninguém será deixado vivo. Todos os justos
estarão no céu, e todos os ímpios estarão mortos. (Ver suplemento
intitulado “O abismo”).

5. Onde estarão os santos durante os 1.000 anos e o que estarão fazendo?

5. Onde estarão os santos durante os 1.000 anos e o que estarão fazendo?

João 14:3. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. Apocalipse 20:4. Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 1 Coríntios 6:2, 3. Ou não sabeis que os __________ hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!


Resposta:  ____________________

Nota:   Durante os mil anos os santos estarão no céu, participando do juízo. Eles
não decidirão quem está salvo ou perdido, porque isso já terá sido
determinado por Deus. Simplesmente confirmarão os juízos de Deus.
“Porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos” (Apocalipse 15:4). A
justiça do castigo de Deus aos perdidos será confirmada, assim como a
recompensa dos justos (Apocalipse 22:11, 12). Esta fase do juízo é para
benefício dos santos. Por exemplo, suponhamos que, ao chegar ao céu,
você descobre que seu querido pastor não está lá — no entanto, você se
depara com um vil criminoso! É provável que queira uma explicação. Os
anjos nos guiarão aos livros de registros para esclarecimento de qualquer
dúvida. Ao final dessa fase do juízo, todos estaremos convencidos da justiça,
amor e imparcialidade de Deus em seu trato com todos. E declararemos:
“verdadeiros e justos são os seus juízos” (Romanos 19:2). (Ver suplemento
intitulado “O diagrama dos mil anos”).

6. O que acontecerá ao final dos 1.000 anos?

6. O que acontecerá ao final dos 1.000 anos?

Zacarias 14:1, 4, 5, 9. Eis que vem o Dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. . . . Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul. 5 Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele. . . O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome. Apocalipse 21:2. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do __________, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.


Resposta:  ____________________

Nota:   Ao final dos mil anos, a Nova Jerusalém — com todos os santos — descerá do
céu e se assentará no atual Monte das Oliveiras. O Senhor aplainará o monte
criando uma grande planície para receber a cidade.

7. O que acontecerá quando Satanás estiver para ser solto da prisão?

7. O que acontecerá quando Satanás estiver para ser solto da prisão?

Apocalipse 20:5, 7. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. . . . Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será __________ da sua prisão.


Resposta:  ____________________

Nota:   Após a ressurreição dos ímpios, Satanás será solto mais uma vez para
enganá-los e manipulá-los.

8. O que Satanás fará quando os ímpios ressuscitarem?

8. O que Satanás fará quando os ímpios ressuscitarem?

Apocalipse 20:8, 9. E sairá a __________ as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.


Resposta:  ____________________

Nota:   Satanás enganará as pessoas com o argumento de que ele foi expulso do
céu injustamente e que, juntos, podem capturar e assumir o controle da
cidade. Ao perceber que não podem entrar na cidade, os ímpios
organizarão um ataque a fim de conquistar a Nova Jerusalém.

9. Neste momento crucial, o que fará com que tudo se detenha?

9. Neste momento crucial, o que fará com que tudo se detenha?

Apocalipse 20:11, 12. Vi um grande __________ branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do __________. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.


Resposta:  ____________________

Nota:   O trono de Deus aparecerá de repente nos céus acima da cidade, e
começa então a fase final do juízo. O ataque à cidade de Deus é detido
instantaneamente. Os livros serão abertos e a vida de cada pessoa passará
perante ela. Tudo estará aberto para que ímpios e justos vejam (Lucas 12:2,
3).

10. O que acontecerá depois que os ímpios forem julgados?

10. O que acontecerá depois que os ímpios forem julgados?

Romanos 14:11. Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se __________ todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Filipenses 2:10, 11. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Apocalipse 19:1, 2. Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.


Resposta:  ____________________

Nota:   Os ímpios admitirão abertamente que Deus é justo e que tentou salvá-los
de todas as formas, mas eles escolheram rejeitá-Lo abertamente e viver
uma vida egoísta de pecado. Após essa confissão universal, a controvérsia
do pecado terá sido resolvida para sempre e será seguro destruir os
pecadores.

11. O que acontecerá em seguida?

11. O que acontecerá em seguida?

Apocalipse 20:9. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. Apocalipse 20:15. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do __________ de fogo.


Resposta:  ____________________

Nota:   O fogo de Deus cairá sobre todos os ímpios e formará um grande lago de
fogo ao redor da cidade de Deus. Esse fogo os reduzirá a cinzas (Malaquias
4:3). Satanás não terá controle sobre esse fogo, que se chama inferno. Em vez
disso, ele e seus anjos também estarão no lago e serão reduzidos a cinzas
(Apocalipse 20:10; Ezequiel 28:18). Esse fogo se chama segunda morte
(Apocalipse 20:14), para a qual não há ressurreição.

12. Depois que o fogo se apagar, o que Deus fará por seu povo?

12. Depois que o fogo se apagar, o que Deus fará por seu povo?

Isaías 65:17. Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. 2 Pedro 3:13. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita __________.


Resposta:  ____________________

Nota:   Ao final dos setenta anos do cativeiro da Babilônia, os filhos de Israel voltaram
à terra prometida para reconstruir a cidade. Após o milênio, os santos
testemunharão Jesus criar novos céus (atmosfera) e uma nova terra perfeita,
onde o pecado nunca mais se levantará (Naum 1:9). O paraíso que Adão e
Eva perderam por consequência do pecado será restaurado com toda sua
glória edênica. Paz, alegria, amor e perfeição descansarão sobre o povo de
Deus para sempre!

13. Onde Deus e os justos finalmente morarão?

13. Onde Deus e os justos finalmente morarão?

Apocalipse 21:3. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com __________. __________ serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com __________. Mateus 5:5. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.


Resposta:  ____________________

Nota:   Deus, o Pai, e Deus, o Filho, morarão na nova terra com seus santos. Já
imaginou ter Deus como nosso vizinho?

14. Jesus disse: “Vou preparar-vos lugar” (João 14:2). Ele tem uma mansão para você na cidade santa. Deseja aceitar agora sua oferta de vida eterna para que Ele possa lhe dar um novo nascimento e prepará-lo para Seu reino?

14. Jesus disse: “Vou preparar-vos lugar” (João 14:2). Ele tem uma mansão para você na cidade santa. Deseja aceitar agora sua oferta de vida eterna para que Ele possa lhe dar um novo nascimento e prepará-lo para Seu reino?



Resposta:  ____________________


Suplemento

Esta seção traz informações adicionais para um estudo mais aprofundado.
O diagrama dos 1.000 anos
Fatos Incríveis da Profecia, Lição 5
©2015 Fatos Incríveis
Todos os direitos reservados
Impresso no Brasil www.fatosincriveis.com
O Abismo
Em geral, o termo “abismo” em Apocalipse 20:1 é mal interpretado. Traduz-se
da palavra grega “abusos”, raiz da palavra “abismo”, em português. No Antigo
Testamento grego, essa palavra é usada para se referir à terra sem forma e escura
de antes da criação. “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a
face do abismo” (Gênesis 1:1, 2). A palavra “abusos” é usada novamente em Lucas
8:31 para ilustrar uma condição na qual os demônios não tinham ninguém para
possuir ou manipular.
Durante os mil anos, Satanás será acorrentado pelas circunstâncias, “para que
não mais [engane] as nações” (Apocalipse 20:3). Uma corrente literal jamais
poderia acorrentar um ser espiritual. Apenas uma coisa o evitaria de tentar as
pessoas — o fato de não haver ninguém vivo. Quando Jesus voltar, os ímpios
estarão todos mortos e os justos terão ascendido ao céu. Sendo assim, Satanás e
seus anjos ficarão confinados a este mundo sem ninguém para tentar. Por mil
anos, eles vagarão e contemplarão os frutos de sua rebelião. Nunca se viu
nenhuma cadeia de circunstâncias tão eficaz. É dessa maneira que Satanás e seus
anjos são aprisionados: “Serão ajuntados como presos em masmorra, e encerrados
num cárcere, e castigados depois de muitos dias” (Isaías 24:22).
Eventos que iniciam os 1.000 anos:
1. Jesus retorna POR Seus santos, e os justos mortos são ressuscitados.
2. Os ímpios são destruídos pela segunda vinda de Cristo, seguida de
terremotos e chuvas de granizo devastadores.
3. Os justos vivos são transformados, e logo arrebatados para se encontrar
com o Senhor nos ares.
4. Uma nuvem leva os justos para o céu.

Os 1.000 anos
Condições e eventos durante os 1.000 anos:
1. Os santos no céu participam do julgamento dos ímpios.
2. Satanás e seus anjos são forçados a permanecer na terra
em total devastação e trevas.
3. Não há pessoas vivas na terra.

Eventos ao final dos 1.000 anos:
1. Jesus retorna COM Seus santos, e a cidade santa desce sobre o Monte
das Oliveiras.
2. Os ímpios são ressuscitados, e Satanás os incita a atacar a cidade santa.
3. Os ímpios são julgados e punidos pelo fogo do céu, que finalmente
destrói os perdidos.
4. Deus cria novo céu e nova terra sobre as cinzas de uma terra purificada.

O Abismo
Em geral, o termo “abismo” em Apocalipse 20:1 é mal interpretado. Traduz-se
da palavra grega “abusos”, raiz da palavra “abismo”, em português. No Antigo
Testamento grego, essa palavra é usada para se referir à terra sem forma e escura
de antes da criação. “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a
face do abismo” (Gênesis 1:1, 2). A palavra “abusos” é usada novamente em Lucas
8:31 para ilustrar uma condição na qual os demônios não tinham ninguém para
possuir ou manipular.
Durante os mil anos, Satanás será acorrentado pelas circunstâncias, “para que
não mais [engane] as nações” (Apocalipse 20:3). Uma corrente literal jamais
poderia acorrentar um ser espiritual. Apenas uma coisa o evitaria de tentar as
pessoas — o fato de não haver ninguém vivo. Quando Jesus voltar, os ímpios
estarão todos mortos e os justos terão ascendido ao céu. Sendo assim, Satanás e
seus anjos ficarão confinados a este mundo sem ninguém para tentar. Por mil
anos, eles vagarão e contemplarão os frutos de sua rebelião. Nunca se viu
nenhuma cadeia de circunstâncias tão eficaz. É dessa maneira que Satanás e seus
anjos são aprisionados: “Serão ajuntados como presos em masmorra, e encerrados
num cárcere, e castigados depois de muitos dias” (Isaías 24:22).

Free Bible School

Bible School
Enroll in our Free Online Bible School Today!
Start your first lesson now!


Christian Hymns



Freebie!

Ultimate Resource
Request your free book, Ultimate Resource, today and learn how to study the Bible
Get It Now!


Back To Top